É nesta quinta-feira (27) o Dia Livre de Impostos (DLI), campanha realizada há 15 anos, em todo o Brasil, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e CDL Jovem nacional, com apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-RJ), em mobilização contra as altas taxas praticadas no país e pela entrada em pauta no Congresso Nacional da Reforma Tributária.
“Acreditamos que o país tem muito a crescer e melhorar, e para isso é preciso tirar das costas do empreendedor esta exacerbada oneração tributária e, principalmente, reduzir o nível de complexidade dos tributos e impostos, o que acaba inibindo novos e mais negócios”, afirma Raphael Paganini, coordenador da CDL Jovem e do projeto Dia Livre de Impostos.
Este ano, o DLI acontece no dia 27 de maio, em todos os estados do país. Há ações previstas em mais de 1.200 cidades. A ideia é materializar como os impostos são grande parte do preço dos produtos, com os lojistas participantes da iniciativa comercializando os seus produtos sem a incidência das taxas, assumindo esses custos e mostrando o valor real de cada item.
“Os produtos e serviços são ofertados pelos lojistas participantes da ação com 40% de desconto, em média. Este percentual representa os impostos normalmente pagos pelo consumidor, mas que neste dia ficará a cargo das empresas participantes. O empresário que participa do Dia Livre de Impostos não deixa de recolher impostos e tributos, ele absorve isso pela causa. Somos totalmente contra qualquer tipo de movimento que leve à sonegação de impostos. Somos muito responsáveis neste sentido”, acrescenta Paganini.
Este ano, o Dia Livre de Impostos deve ocorrer junto com a retomada das discussões da reforma tributária. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem reafirmado seu compromisso com a modernização tributária do Brasil. No último final de semana, em entrevista ao programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes, Lira defendeu o fatiamento da reforma tributária para facilitar sua aprovação. Com isso, os parlamentares começariam a votar os temas mais simples e consensuais da reforma, deixando os pontos mais complexos para serem debatidos amplamente ao longo do ano.
Há dois anos, a CDL Jovem levou o DLI para dentro do Congresso Nacional, envolvendo senadores e deputados federais, uma iniciativa que gerou resultados, aponta Raphael Paganini: “Tivemos uma sessão solene, quando pudemos levar a nossa mensagem para os parlamentares que estão discutindo a Reforma Tributária. Hoje, o Sistema CNDL busca atuar ativamente junto aos deputados e senadores, colaborando para criação de medidas que atendam à demanda dos lojistas de micro e pequeno porte”.
Para o coordenador do DLI, a Reforma precisa incorporar conceitos de redução da carga, simplificação e modernização: “Buscamos uma simplificação dos tributos. Atualmente, temos inúmeros impostos e tributos com enquadramentos distintos, e isso dificulta a vida do empreendedor. Então, queremos que isso seja simplificado, para que não percamos tanto tempo fazendo as contas daquilo que a gente deve pagar em termos de impostos”.
Fonte: CNDL
O post Dia Livre de Impostos na conscientização pela Reforma Tributária apareceu primeiro em FCDL.