Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaguaí

Lei do Relp já está valendo

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (18/3), a Lei Complementar nº 193, que institui o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp). O programa vai renegociar dívidas do Simples em até 180 meses e estabelecer descontos conforme a queda no faturamento da empresa no período de março a dezembro de 2020, na comparação com igual período em 2019.

A medida foi publicada após o Congresso Nacional derrubar, em sessão conjunta na última semana, o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto de lei complementar (PLP) sobre o assunto. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ), disse que a publicação da Lei do Relp é “vital para a sobrivência do empresário enquadro no Simples, nacional que enfrentou dificuldades, superou desafios, em plena pandemia e fechamento do comércio, para manter seu negócio vivo e continuar a gerar e abrir novos empregos”.

Logo após a publicação da Lei, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a regulamentação do RELP, cuja adesão deverá ocorrer entre 1º e 29 de abril de 2022. O CGSN também prorrogou para mesma data (29/04/2022) o prazo para regularização das pendências de débitos tributários para as microempresas e empresas de pequeno porte que pediram opção pelo Simples Nacional em Janeiro/2022.

Clique aqui e leia a matéria sobre as decisões do CGSN

O Relp foi aprovado no Congresso no ano passado, mas, por recomendação do Ministério da Economia e da Advocacia-Geral da União, foi integralmente vetada pelo presidente Jair Bolsonaro. Parlamentares da Frentes Parlamentar do Comércio e Serviços se mobilizaram juntamente com as lideranças e entidades representativas do setor para derrubar o veto e garantir a recuperação de milhares de empresas.

O presidente da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), entidade que reúne as oito maiores organizações do setor de comércio e serviços do Brasil, José César da Costa, disse que a publicação da Lei dá esperança para milhares de empresários afetados durante a pandemia. “O Relp alcança justamente aqueles que mais precisam de apoio neste momento de crise econômica”, disse José César.

Segundo o dirigente, o Relp vai socorrer o empresário que, durante o período mais agudo da pandemia, ficou na incômoda posição de escolher entre pagar impostos ou fechar a empresa. “Essa Lei vai socorrer aquele que fez a escolha certa, que foi a de salvar empregos. É justo que agora o governo estenda a mão para quem quer continuar pagando impostos e gerando e emprego e renda”, acrescentou José César.

O post Lei do Relp já está valendo apareceu primeiro em FCDL.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Mais conteúdo