Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaguaí

42% dos consumidores aproveitarão as ofertas do Dia do Consumidor 2022

Amanhã (15), é celebrado o Dia do Consumidor, que tem sido considerado pelo varejo a Black Friday do primeiro semestre. A data representa uma ótima oportunidade para as lojas se aproximarem de seus consumidores e venderem ainda mais. Em 2022, a expectativa é que o número de novos clientes cresça em 68%, segundo a Shopee.

De acordo com levantamento da All iN, Social Miner, Opinion Box e Bornlogic, este ano, 42% dos consumidores entrevistados têm a intenção de aproveitar a data para fazer compras, sendo que os homens entre 16 e 29 anos das classes A e B foram os que mais demonstraram interesse.

Aproveitarão a oportunidade para buscar itens de necessidade com preço melhor 58% dos respondentes. “Com a inflação nas alturas, o brasileiro sabe que precisa focar no que é fundamental, tanto que para as ofertas da data estará olhando principalmente para aquilo que precisa ser comprado”, destacaram os pesquisadores no relatório.

Em 2021, a Semana do Consumidor teve resultados expressivos para o e-commerce no país: entre os dias 2 e 15 de março de 2021, foram arrecadados cerca de R$ 6,3 bilhões, segundo a Social Miner. Um crescimento de 85%, comparado ao faturamento do ano anterior.

O estudo mostra ainda que 26% dos entrevistados já estão de olho nas promoções do Dia do Consumidor há cerca de um mês e, 28%, há mais ou menos 15 dias. Nesta semana, estão ligados nas ofertas 26%.

Confira outras informações do levantamento da All iN, Social Miner, Opinion Box e Bornlogic, e saiba o que os consumidores brasileiros vão comprar:

Motivações para comprar
– 58% comprarão itens de necessidade, com preço melhor;

– 56% comprarão itens de desejo, com preço melhor;

– 17% substituirão itens antigos por uma versão mais moderna;

– 16% presentearão alguém;

– 14% estocarão produtos que usa com recorrência.

Itens de 1ª necessidade
– Segundo os entrevistados, os itens de primeira necessidade são produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentação.

– Os itens de 1ª necessidade serão mais comprados por mulheres de 50 anos ou mais das classes A e B. Elas são 64%.

Itens de desejo
– Os itens de desejo são aqueles classificados como supérfluos pelos respondentes, como relógio.

– Os produtos supérfluos serão mais comprados por homens entre 16 e 19 anos das classes A e B. Eles são 59%.

Orçamento curto
– De acordo com o levantamento, o ano é de redução do poder de compra, o que impactará as compras em datas comerciais de uma forma geral. No caso do Dia do Consumidor, a maioria (33%) dos entrevistados não tinha certeza de quanto gastaria.

– Os homens são os que dispostos a gastar uma maior quantia na data. Das pessoas que pretendem gastar mais de R$ 1 mil, eles são 15%, enquanto as mulheres apenas 5%.

– Entre aqueles que não sabem quanto vão gastar, a maior parte pertence às classes A e B. São da mesma classe socioeconômica a maioria dos entrevistados que quer gastar mais de R$ 1 mil no Dia do Consumidor.

Consumidor phygital
– 38% das pessoas entrevistadas falaram que comprariam pelo site das lojas;

– 28% declararam que comprariam tanto na loja física quanto na loja virtual.

– Quando considerado outros canais, 18% pretendem comprar pelo app, 3% pelo Whatsapp, 2% pelo Facebook e outros 2% pelo Instagram.

Fonte: CNDL/ Varejo SA

O post 42% dos consumidores aproveitarão as ofertas do Dia do Consumidor 2022 apareceu primeiro em FCDL.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Mais conteúdo