Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaguaí

Líderes globais do varejo debatem impacto da Covid-19

A pandemia do Covid-19 impactou o varejo no Brasil e no mundo, e os principais líderes internacionais do setor se reuniram na Reunião Anual da FIRA, a Federação de Associações Internacionais de Varejo, para debater cenários e alternativas para a superação da crise, com a participação do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa.

A FIRA é um evento global, que congrega líderes e presidentes de entidades do setor de mais de 40 associações, de 24 países, dos seis continentes, e em 2021 o encontro, realizado semana passada, focou no compartilhamento das lições aprendidas pelas nações durante a pandemia da Covid-19 e a troca de experiências internacionais.

“É fundamental ouvir as expectativas do varejo mundial, sobretudo nesse momento de tantos desafios. A reunião da FIRA é uma grande oportunidade de trocar experiências com líderes de diversos países e de pensarmos juntos soluções para o setor, que tem sido tão impactado em todo o mundo”, destaca o presidente da CNDL.

A reunião contou com a participação do presidente da FIRA, Jacques Creyssel; do presidente da National Retail Federation (NRF), Matt Shay; e do presidente do Alibaba Group, Michael Evans. Pelo Brasil, Marcos Gouvea de Souza e Fabiola Xavier, ambos do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), compartilharam suas experiências sobre o varejo de alimentos.

Michael Evans, do Alibaba Group, falou que a pandemia forçou muitos negócios, sobretudo os de pequeno porte, a irem para o ecommerce, abrindo um universo de oportunidades. “A digitalização dos negócios veio para reduzir ineficiência e custos e, usando as ferramentas de tecnologias, flexibilizar a atuação das empresas, se engajando mais com os consumidores e compreendendo melhor o que eles realmente querem. E nós somos um marketplace e não um varejista, então, queremos que as marcas e pequenos negócios se engajem diretamente com o consumidor”, ressaltou Evans.

Atacarejo e ecommerce se fortalecem no Brasil
Segundo dados IDV, apresentados por Marcos Gouvea, em 2020, o comércio eletronico brasileiro teve um crescimento de quase de 74%; lojas de materiais de construção, de 10,8%; eletrônicos e móveis, 10,6%; os mercadinhos e mercearias, 4,8%; e farmácias, 8,3%. Gouvea destacou que o atacarejo e o ecommerce se fortaleceram com a pandemia.

“Levantamentos mostram que 40% do orçamento das famílias brasileiras são direcionado para a compra de alimentos e materiais de limpenza (food and grocery). E o líder deste setor no Brasil é o atacarejo, que cresceram mais de 20% no último ano. Foi o segmento com melhor perfomance em 2020, e segue assim este ano”, contou Marcos Gouvea.

Gouvea ainda falou sobre como os líderes brasileiros do varejo, como Magalu, Via Varejo e B2W – Americanas, estão usando seus marketplace para reiventar seu modelo de negócio, ao abrir suas plataformas de comécio virtual para as pequenas e médias empresas fazerem negócios a partir delas. “Estas companhias estão se movendo rapidamente para se tornar mais relevantes no mercado. Estão redesenhando a estrutura inteira e reconfigurando a divisão do mercado (market share). O ecossistema de negócios brasileiro está cada vez mais diferente de outras partes do mundo, justamente porque os varejistas tradicionais estão liderando estas transformações”, afirmou.

O post Líderes globais do varejo debatem impacto da Covid-19 apareceu primeiro em FCDL.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Mais conteúdo