Quem Somos

A historia da CDL Itaguaí começa com o então CLUBE DE DIRETORES LOJISTAS DE ITAGUAÍ. Em 1992, quando era seu presidente o empresário e legislador municipal, José Carlos Marques de Amorim, que, decidiu juntamente com sua diretoria ENCERRAR as atividades do CDL em nossa cidade. Em uma conversa com Marcos Luiz Praxedes, externou sua intenção. Marcos Praxedes disse a ele que não deveria fazer isto, pois as informações cadastrais eram de utilidade publica, e se deixássemos de ter uma entidade desta no Município, causaríamos muitos transtornos, pois as pessoas teriam que se deslocar para o centro da cidade do Rio de Janeiro para obter tais informações.

Devemos levar em conta que em 1992 a telefonia e a informática eram precárias, não havia a facilidade dos meios de comunicação que existem hoje, os pequenos empresários não tinham como acessar as informações cadastrais de seus clientes.

O Sr. José Carlos, empresário de visão, concordou com Marcos Praxedes, o qual naquela época ara Presidente da ACIAPI – Associação Comercial, Industrial e Agro Pastoril de Itaguaí. Acertaram que ambos convocariam uma reunião e cada um na entidade que representavam proporiam o seguinte: A ACIAPI receberia o acervo do CDL e passaria a desempenhar o papel de entidade fornecedora das informações cadastrais à população e ao comércio local. As Diretorias de ambas as entidades concordaram e a ACIAPI alterou seu Estatuto Social, criando então o DEPARTAMENTO DE SPC ( Serviço de Proteção ao Crédito). Desta forma funcionou até dezembro de 2004, quando foi fundada a CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ITAGUAÍ, com personalidade jurídica independente, sua própria Diretoria e Conselhos. O primeiro presidente eleito para administrar esta nova entidade, foi o Sr. Carlos Augusto de Brito Simões.